CONHECER

VOIP

O que é Voip?

Voz sobre IP, também chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol) são ligações telefônicas pela internet.

História

O software está cada vez mais presente nos meios de comunicação dessa geração, com as melhorias da internet e a velocidade evoluída dos dados, a tecnologia está presente através do Skype, WhatsApp, Facebook Messenger, Viber.

O VOIP apesar de criado em 1990, só se tornou realmente eficiente com a popularidade da internet, onde a qualidade e a velocidade da rede permitiu o uso de aplicativos que transmitiam os dados com agilidade.

Diferença entre o VoIP e a telefonia convencional
  • Tempo de ativação: é possível ativar uma linha VoIP em menos de 1 hora, sem sair de casa ou do trabalho, enquanto uma linha convencional pode demandar dias;
  • Processos necessários: para usar a tecnologia VoIP, é preciso ter uma conta em um serviço VoIP e conexão de internet. Já a telefonia convencional lhe exige planos de fidelidade, passagem de cabeamento, etc;
  • Cobrança de ligação: na telefonia convencional, a cobrança se dá por tempo e pelo tipo de ligação, com valores diferentes, dependendo da distância (ligações locais, interurbanas e internacionais), da operadora (mesma operadora ou concorrente), dos horários (chamadas diurnas e noturnas) e dos dias (semana e final de semana). No VoIP, além de o custo ser muito mais baixo, a diferença é notada apenas nas chamadas de celular para fixo e nas ligações nacionais e internacionais.
Funcionamento

O procedimento consiste em digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede IP e converter em voz novamente em seu destino. Segue passo a passo um caso de uso de uma ligação.

  1. O utilizador retira o telefone IP do gancho, e nesse momento é emitido um sinal para a aplicação sinalizadora do roteador de "telefone fora do gancho". A parte de aplicação emite um sinal de discagem.
  2. O utilizador digita o número de destino, cujos dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão.
  3. Os gateways comparam os dígitos acumulados com os números programados; quando há uma coincidência ele mapeia o endereço discado com o IP do gateway de destino.
  4. A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, para estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP.
  5. Se a ligação estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação. Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino, tornando a conversação possível. Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada.
Vantagens
  • Baixo Custo

    O VoIP consegue aliar qualidade ao baixo custo. Os valores por ligação são extremamente inferiores ao de uma linha convencional e a economia gerada pode chegar a até 70%.

  • Maior segurança

    As ligações por VoIP são mais seguras, pois são criptografadas e podem ser gravadas. Ou seja, é praticamente impossível que as informações sejam extraviadas por pessoas mal-intencionadas.

    Mobilidade Tecnológica na sua empresa, e quando se trata de empresa, segurança é, sem dúvida, um diferencial.

  • Mobilidade e integração

    Com a internet cada vez mais veloz nos dispositivos móveis, é possível utilizar essa tecnologia em qualquer lugar.

    O VoIP possibilita a integração ao seu celular por meio de aplicativos instalados no aparelho, garantindo que o seu ramal esteja sempre com você.

  • Aumento de produtividade

    Sem a preocupação com o aumento de custos, o colaborador poderá ser mais efetivo em negociações a distância, não ter pressa, explicar em detalhes e encantar os clientes.

    Sua rotina será muito mais efetiva, o que consequentemente melhorará os seus resultados.

  • Diferencial competitivo

    Ao utilizar o VoIP, a sua empresa consegue se tornar mais competitiva, pois consegue ter custos reduzidos, contar com um serviço de excelente qualidade e melhorar a sua comunicação com os clientes, fornecedores e colaboradores.

    Dessa forma, é possível aumentar a margem de lucro e melhorar o nível de serviço.

PABX

O que é um PABX em nuvem?

É uma tecnologia de computação onde se utiliza a internet para armazenar e gerenciar a solução de PABX. A tecnologia em nuvem elimina equipamentos e estrutura física na empresa, proporcionando economia e atualizações sem custo e funções de PABX de última geração.

Um PABX é um dispositivo que funciona como uma central telefônica que permite a comunicação interna (entre ramais) e também torna a comunicação externa (comunicação por linhas telefônicas fixas) mais eficiente e fácil.

Vantagens
  • Baixo Investimento
    • Com o seu PABX na nuvem, evita-se gastos com infraestrutura e manutenções, atualizações e espaço físico, possibilitando o que há de última geração em telefonia há um custo fixo por mês;
    • O PABX em nuvem consegue aliar qualidade ao baixo custo. Os valores por ligação são bem inferiores ao de uma linha convencional e a economia gerada pode chegar a até 60%;
    • Tudo porque o sistema de comunicação funciona por meio da linha de internet, sem precisar pagar taxas extras por chamadas de longa distância.
  • Fácil Instalação
    • O sistema é instalado em um servidor e é facilmente integrado ao resto da instalação dos computadores da maioria das empresas;
    • Onde existir um ponto de rede com internet, roteador wireless ou conexão 4G pode ser ligado um ramal. Todo o sistema utiliza cabeamento de rede e roteadores wireless já existente;
    • Permite uma rápida implantação. É possível ativar uma linha VoIP em menos de 30 minutos, enquanto uma linha convencional pode demandar dias.
  • Mobilidade e Integração
    • É possível utilizar essa tecnologia em qualquer lugar (celulares, tablets, computadores e telefones voip);
    • Facilidade nas mudanças de ramais sem precisar de infra-estrutura telefônica, apenas conectar seu aparelho em novo ponto onde estiver internet.
Como funciona o PABX Virtual?
  • Celulares, telefones voip, tablets e computadores poderão ser ramais. Recebem e fazem ligações;
  • Todos atendimentos são através de áudio personalizado;
  • Central sempre disponível para receber até 10 de ligações simultâneas;
  • Clientes receberão avisos sobre o tempo médio e posição na fila para atendimento;
  • Painel para acompanhamento de relatórios de ligações e outros;
  • Número para recebimento de ligações em qualquer localidade;
  • Central de atendimento personalizada com estratégias de distribuição de chamadas;
  • Ligações entre ramais gratuitas, independente da localização;
  • Transferências de chamadas para todas as unidades, mesmo que o ramal esteja em outro prédio, independe da localização;
  • Recuperação de chamadas quando o ramal tocar em outro telefone;
  • Ligações para todo o Brasil com a menor tarifa.
O que é um número Virtual?

O número virtual, também conhecido como DID, é como se fosse um telefone fixo tradicional, mas você não precisa de cabeamentos e uma estrutura física para usá-lo. Isso porque ele funciona via internet. Sendo assim, ele pode ser usado em qualquer lugar, independente do DDD, basta ter acesso a rede. O número virtual é a vinculação de um número telefônico comum a uma linha VoIP. Para isso, você o associa a uma determinada localidade.

Central de Atendimento
  • Personaliza e direciona as chamadas para até 10 unidades da empresa ou encaminha para a central de atendimento;
  • Central de atendimento informa ao usuário o tempo médio e posição na fila para atendimento;
  • Central programável para informar quando fora de atendimento ou feriados;
  • Caso usuário não souber a opção as ligações são direcionadas para o central telefônica e transferidas pela telefonista.
Fila de Atendimento
  • Transferência de chamadas: às cegas ou assistida;
  • Captura de chamadas;
  • Estacionamento de chamadas;
  • Originar ligações.
Enfileiramento das chamadas

Estratégias de distribuição de chamadas:

  • Toca o atendente que está a mais tempo sem receber chamadas;
  • Toca o atendente com menos ligações completadas;
  • Toca os atendentes um a um, sequencialmente;
  • Toca todos os atendentes simultaneamente;
  • Toca todos os atendentes aleatoriamente.

INTERNET

O que é?

A internet é o conjunto de redes de computadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, conseguem trocar dados e mensagens utilizando um protocolo comum.

É uma rede de várias outras redes, que consiste de milhões de empresas privadas, públicas, acadêmicas e de governo, com alcance local e global e que está ligada por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas.

Serviços

Vários serviços são disponibilizados na Internet atualmente como os que estão relacionados abaixo. No entanto, devido ao dinamismo e o estimulo à criatividade humana dessa tecnologia, outros serviços inéditos com certeza estarão disponíveis no futuro.

  • Correio eletrônico
  • World Wide Web
  • Acesso remoto
  • Colaboração
  • Compartilhamento de arquivos
  • Transmissão de mídia
  • Telefonia na Internet (Voz sobre IP)

EVOLUÇÃO

No Mundo

A história do VoIP teve início em 1995 com uma empresa chamada Vocal Tec. Esses foram os primeiros a desenvolver um aplicativo VoIP. Ele era simples, permitindo apenas que um usuário chamasse outro.

No ano seguinte, 1996, foram criados os recursos de correio de voz pela Internet. Nesse momento da evolução do VoIP foi possível enviar mensagens de voz através da Internet para um telefone de destino.

Conforme o esperado, o VoIP cresceu de forma rápida no mundo. Em 1998, três empresas diferentes introduziram um software de comutação VoIP como padrão em seus equipamentos.

Isso fez com que somente em 2003, o número de chamadas VoIP crescesse incrivelmente de 1% para 25% de todas as chamadas de voz, somente nos EUA.

Atualmente, aplicativos como Messenger e WhatsApp usam do sistema VoIP para realizar ligações. Mas antes desses, o Skype em 2003, conseguiu ser o primeiro a usar e difundir essa tecnologia nos tempos modernos.

No Brasil

Essas conexões no Brasil demoraram para despontar em relação a velocidade de comunicação no mercado internacional.

É por isso que o fenômeno do VoIP demorou um pouco mais para expandir no contexto brasileiro. Era preciso criar uma infraestrutura digital capaz de suportar que empresas inteiras fossem geridas através do sistema VoIP.

Atualmente, a qualidade da chamada foi aprimorada e agora o VoIP é uma das tecnologias mais faladas no setor de comunicações. Seu crescimento em apenas algumas décadas tem sido surpreendente, e não há como dizer o quanto essa tecnologia ainda pode evoluir.

CONTATE-NOS

LINUS TECNOLOGIA - 2021